Boletim de setembro/2017

A literatura em defesa da vida, especificamente no Brasil, vem ganhando mais espaço no cenário científico, a cada dia que passa. O crescimento de obras que abordam o tema vida, com imparcialidade e dados e informações claros e objetivos, é essencial para o fortalecimento do movimento pró-vida.

Um dos mais recentes lançamentos nacionais é a obra ABORTO: A ATUAL DISCUSSÃO SOBRE A DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO NO CONTEXTO DE EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS (Editora Juruá), da autora Lília Nunes dos Santos.

Primeiramente, posso afirmar que a obra é de leitura fundamental àqueles que desejam se aprofundar no conhecimento sobre a questão da vida e de sua defesa. O livro, lançado em 2016, está dividido em seis densos capítulos, abordando aspectos introdutórios, estatísticos, jurídicos, éticos e filosóficos sobre o tema aborto e defesa da vida.

Traçando um panorama inicial sobre a origem das ideias por trás da questão do aborto, a autora segue com a análise crítica do aborto em diversos países, não se limitando aos EUA, Alemanha e Brasil, países mais abordados quando se analisa o impacto internacional do tema aborto e defesa da vida.

Em seguida, a autora apresenta uma completa análise dos aspectos jurídicos sobre o tema aborto. Sem comprometer o texto com um viés técnico, próprio dos acadêmicos do Direito, Lília nos traz o tema com objetividade e de forma clara. Por fim, um Capítulo inteiro sobre a discussão do início da vida humana, a precisa descrição das fases do desenvolvimento embrionário e fetal e como esses pontos refletem no panorama jurídico brasileiro.

A análise filosófica do último Capítulo é a que mais abre portas para o estudo das questões que transcendem a superficial discussão material da questão da vida. Citando Aristóteles e Santo Tomás de Aquino, por exemplo, a autora navega por mares não tão calmos, porém essenciais, para o exame do tema aborto/vida.

Em resumo, se você é um defensor da vida e pretende aprimorar os seus estudos sobre esse tema, saiba que o livro apresentado neste artigo pode lhe responder muitos questionamentos e ainda proporcionar conhecimento amplo sobre o tema aborto.

Como já nos afirmava Aristóteles, na sua Metafísica, é dado a todo o homem conhecer.

Por isso, leia, estude, conheça e torne-se um notável defensor da vida!

Junte-se a nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *